Uncategorized

O DESTRALHE NO MINIMALISMO

O primeiro passo para ter uma vida mais simples e minimalista é o ato do destralhe.

Segundo David Allen, tralha é “qualquer coisa que você deixou entrar em seu mundo psicológico ou físico, mas para o qual você não definiu o destino desejado, nem a próxima ação”. É tudo aquilo que não usamos mais e que só ocupa espaço em nossa vida. Por analogia, destralhe é o ato de se desfazer do acúmulo de tralhas.

Inconscientemente, vamos acumulando a nossa volta diversos itens que não trazem benefícios reais para a nossa vida, provavelmente para compensarmos algo em desequilíbrio em nosso ser ou apenas para prestarmos contas à sociedade.

O ato do destralhe é muito mais do que simplesmente jogar fora ou doar os itens que você já não quer mais. É olhar de forma crítica para o bem que você quer desapegar e responder algumas perguntas, tais como: por que eu comprei isso? O que eu estava sentindo no momento dessa compra? Qual o destino que eu darei a ele? Será que ele contribuirá para alguém ou será mais lixo?

Para que o destralhe seja definitivo e que a pessoa não volte a consumir de forma desordenada, é importante que repensemos o nosso consumo de forma lógica e não emocional e que nos preocupemos com o destino daquilo que não queremos mais. Nem tudo que você não quer mais servirá para outras pessoas. De tantas “doações” recebidas da América, de acordo com documentário The True Cost da Netflix, a Índia está repleta de lixo.

O destralhe libera espaço em nossas vidas para que possamos receber aquilo que realmente nos faz felizes. É um processo de autoanálise que permite às pessoas ter um maior conhecimento sobre seus gostos, estilo e pensamentos.

Se você está em um bom momento de vida, o destralhe irá potencializá-lo. Se você está passando por um momento difícil, esse ato de desapego e de reflexão certamente o ajudará. Destralhe é renovação!

Se você aceita realizar o destralhe em sua vida ou já tenha passado por ele, comenta aqui. Essa troca de experiência será transformadora.

Espero que eu tenha contribuído com você!

Te desejo momentos transformadores.

Um abraço.

Sou contadora, coach e líder de projetos. Busco o tempo todo repensar as formas de como consumo as coisas e de como realizo as minhas atividades diárias. Em suma, procuro viver de maneira mais sustentável, consumindo menos recursos e aproveitando mais o meu tempo. Amo estar com minha família e não meço esforços para tal. Tento tornar as minhas ações mais práticas e eficientes para que eu consiga usufruir de mais tempo ao lado dela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *