Uncategorized

O QUE É MINIMALISMO

Eu tenho recebido alguns comentários com dúvidas a respeito do que é minimalismo, então decidi esclarecer aos leitores esse conceito através desse post.

O que é esse tal de minimalismo?

Segundo Ryan Nicidemus, no documentário The Minimalist, “imagine uma vida com menos coisas, menos desordem, menos estresse, dívidas e insatisfação. Uma vida com menos distração. Agora, imagine sua vida com mais. Mais tempo, mais relacionamentos com sentido, mais crescimento, contribuição e contentamento”.

O minimalismo é o modo de vida que consiste em possuirmos as coisas que realmente precisamos ou que nos trazem alegria. O minimalista tem bens materiais sempre visando os seus propósitos. Existe um porquê no fato de possuirmos algo, de forma que as coisas passam a nos servir e não o contrário.

Para ampliarmos essa visão, podemos pensar que tudo que possuímos exige uma manutenção, seja sua limpeza, seu bom uso ou sua guarda. Para isso, desprendemos o nosso tempo tão valioso. Ao focarmos em qual é a necessidade de um item em nossas vidas, deixamos de lado o nosso desejo de consumo e pensamos na sua real utilidade. Por exemplo: se você tem um carro, precisa gastar tempo ou dinheiro para mantê-lo limpo, realizar as suas revisões, abastecer, pagar eventuais multas, IPVA e seguro. Além disso, você tem a preocupação com a proteção de seu bem contra roubos, furtos e acidentes, com local de estacionamento e até com calibrar os pneus. Ufa! São tantas coisas que até cansa.

Pois é, se você tem menos coisas para se preocupar, poderá focar em seu propósito, além de usar melhor o seu tempo e o seu dinheiro com ações que realmente te tragam alegria.

Eu sugiro um exercício a você. Olhe a sua volta, contemple os itens que você possui e responda para você mesmo qual é o propósito deles em sua vida. Eles contribuem para sua vida ou simplesmente te promovem perda de tempo com cuidados e manutenção? Caso não tenham um propósito definido, procure desapegar deles!

Me conta qual foi a sua experiência com esse processo. Tenho certeza que esta troca será enriquecedora.

Ah, aproveite para dar uma olhadinha no que não é minimalismo.

Espero que eu tenha contribuído com você!

Te desejo momentos alegres, de crescimento e de desenvolvimento pessoal.

Um abraço.

O QUE É MINIMALISMO?

Sou contadora, coach e líder de projetos. Busco o tempo todo repensar as formas de como consumo as coisas e de como realizo as minhas atividades diárias. Em suma, procuro viver de maneira mais sustentável, consumindo menos recursos e aproveitando mais o meu tempo. Amo estar com minha família e não meço esforços para tal. Tento tornar as minhas ações mais práticas e eficientes para que eu consiga usufruir de mais tempo ao lado dela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *